Cinema: Jacinta

12:33 Liliana Silva 9 Comments


Título original: Jacinta
De: Jorge Paixão da Costa
Com: Filipe Vargas, Dalila Carmo, António Pedro Cerdeira, Pedro Lamares
Género: Drama, Biografia

Sinopse: 
Ao mesmo tempo um filme e uma minissérie – passa nas salas de cinema antes de se estrear nos ecrãs da TVI –, "Jacinta" parte do livro homónimo de Manuel Arouca, lançado em 2016, que olha para o fenómeno das aparições de Fátima em 1917. A estreia coincide, portanto, com o centenário. Com guião do próprio autor e realização de Jorge Paixão da Costa, tenta mostrar o impacto das aparições sobre os três pastorinhos. O elenco inclui nomes como Dalila Carmo, Paula Lobo Antunes, Almeno Gonçalves, Rita Salema, João Didelet ou António Pedro Cerdeira. PÚBLICO

Trailer:


A minha Opinião:

Inicialmente era para ser uma série, sendo publicitado assim pelas revistas, que davam conta da produção da série sobre o Milagre da Nossa Senhora de Fátima. Contudo, acabou por se tornar num filme, sendo também transmitida pelo canal que a produziu, a TVI, como uma minissérie de 2 episódios. 
Eu vi a série, e se as expectativas estavam altas, não me desiludi de todo. 
Sou católica, e desde pequena que conheço a história dos pastorinhos, do Milagre, e frequento pelo menos uma vez por ano o Santuário da Nossa Senhora de Fátima, daí estar familiarizada com toda a história. Contudo, o enredo vai para além da história conhecida. 
A história é contada pelos olhos de Jacinta, a irmã mais nova de Francisco e prima de Lúcia, os outros dois pastorinhos. Desde já destaco a atriz que representou este papel, pois apesar da tenra idade conseguiu muito bem encarná-lo, e era bastante complicado devido a tudo o que tanto ela, como os outros passaram. 
No meu caso, que conhecia a história, não sabia tudo o que aconteceu a estas três crianças por terem visto a aparição da Nossa Senhora do Rosário, conhecia como a Nossa Senhora de Fátima, foram acusadas de estarem a mentir, e no caso da Lúcia, nem os pais acreditaram nela, esta que foi a primeira a ver algo, foram presos, ou seja, tudo lhes aconteceu.  
Talvez o que menos tenha gostado, seja o facto de a história ser contada através de memórias de Jacinta, misturando o presente com o passado, e se o espectador estivesse menos atento, perdia-se um pouco na história. Tirando isso, adorei assistir a esta série e recuperar parte história de portugal. 

A Minha Classificação:

9 comentários:

  1. Já ouvi falar mas nunca assisti, é uma história bonita da Jacinta, é um filme que emocionante, comovente. Essa produção é boa pois assim a pessoa passa conhecer mais sobre a história, bjs.

    ResponderEliminar
  2. eu vi esse filme é realmente muito lindo viu bjus

    ResponderEliminar
  3. OI!!
    Nunca assitir,este filme é muito interessante. Adoraria ir no Santuário da Nossa Senhora de Fátima,é lindo.
    bjo

    ResponderEliminar
  4. Confesso que não é um filme que eu assistiria, mesmo tendo algumas pessoas falando dele rsrs mas já li algumas criticas de que foi muito bem produzido e dirigido.

    ResponderEliminar
  5. A fé é um gerador de milagres inacreditáveis, mais bem possíveis sim. Acredito que com fé tudo é possível e por isso, respeito toda e qualquer religião que tenha o BEM como seu dogma principal.

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia essa história, mas achei muito bacana a premissa, acho maravilhoso filme com uma pegada biográfica.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Nunca assisti, mas para quem gostado genero deve ser ótimo

    ResponderEliminar
  8. Adorei a história, não tinha conhecimento deste lançamento, pessoalmente adoro assitir a este gênero <3

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderEliminar