Música, Filmes, Livros, um pouco de tudo. Liliana, 20 anos, apaixonada pela sétima arte, toda a música existente, e sonha ter uma biblioteca gigante. Mergulhada constantemente em pipocas no sofá, e escritora nas horas vagas. Contacto: alilianaraquel@gmail.com

, ,

Vou Para A Universidade E Agora? - A Minha Expência


Passou uma semana do inicio de aulas para os Caloiros, e está na hora de fazer balanços.
Hoje vou dar a minha experiência na Universidade como episódio final da nossa série.

Já estou no terceiro ano de faculdade, por isso já vivi e vi muita coisa. Inicialmente entrei em Sociologia na FEUC, porque sabia que não conseguia entrar em Gestão nem em Economia e era mais fácil na transferência depois. Contudo, havia uma esperança em entrar na 2ª fase, mas o meu ano foi o das médias gigantes devido à facilidade do exame de matemática (para os outros, porque eu tirei má nota), e por 0.05 não entrei em Economia. Admito que fiquei bastante desiludida, afinal tinha quase certeza que entrava com uma média de 15,05 valores, mas não deu. Nem queria tentar a 3ª fase, afinal quais seriam as hipóteses? Inclusive disse a uma colega que não me ia inscrever porque não queria ouvir mais um "Não", e ela respondeu-me, "Ainda vais ouvir muitos". O que interessa é que acabei por me inscrever e entrar, apenas com 4 vagas.
Hoje olhando para trás, e ouvindo o que hoje algumas colegas ainda me dizem, eu nem pensei na matéria que ia perder e que perdi realmente. Entrei 1 mês mais tarde do que os da primeira fase, tive 1 mês de matéria a menos que os outros, tive de fazer testes de matéria que nem dei nas aulas, porque não fui a tempo, e durante o tempo que estive a viver isso nem pensei que devia desistir. Disseram-me que no meu lugar desistiam, mas isso nunca me passou pela cabeça, nem nunca teve em opção.
Com isto quero-vos dizer que não desistam quando as coisas ficam difíceis, e se não entraram no querem, não excluam a 3ª fase de candidaturas. Eu sou um caso vivo de que é possível fazer todas as disciplinas de 1º ano entrando na 3ª fase, não tirei as melhores notas, mas consegui.

Quanto ás famosas praxes, eu fui praxada, já praxei e praxarei este ano, apesar de ter pouco tempo para essas aventuras. Eu não sou muito de brincadeiras de gritar, dizer asneiras e afins, mas tinha em mente experimentar, tirar as minhas próprias conclusões, e assim fiz.
Eu fui praxada no primeiro curso onde entrei, e adorei completamente participar. Primeiro de tudo, foram super simpáticos, e tentaram fazer coisas engraçadas para que não desistíssemos da praxe. Eles tinham tido uma experiência negativa, e não quiseram fazer o mesmo aos outros.
Com isto eu quero dizer, vão à praxe, e tirem as vossas conclusões, não é porque o vosso vizinho não gostou, ou porque na televisão mostram sempre as piores coisas que realmente a praxe é má. Depende de local para local, e de ano para ano, porque as pessoas vão mudando e as mentalidades também.

Com isto tudo o que eu vos quero transmitir é que lutem pelo que querem, e não desistam quando uma adversidade parece na vossa frente. Vai ser difícil, doloroso até, mas quando fazemos as coisas por gosto, tudo é mais fácil e divertido.
Eu tive uma experiência de luta, mas sou tão distraída que só agora, passados quase 2 anos, é que me apercebi do feito que consegui fazer. Sim, eu entrei na terceira fase, sim eu fiz todas as cadeiras de 1º ano, e sim tive colegas de 1ª fase e de 2ª fase que não o conseguiram fazer. Por isso, o vosso sucesso depende de vocês!
Um excelente ano letivo para todos e Boas Aulas!
Share:

2 comentários:

  1. Normalmente quem desiste é porque não tem certeza do curso que quer. Também entrei no meu ano em 2ª fase e no meu primeiro dia tinha logo uma entrega e não foi por isso que morri. Quem entrou na 3ª fase falhou essas avaliações e também não foi por isso que chumbaram. Se temos certezas temos de lutar por isso.

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. O importante é nunca desistir e acreditar sempre que é possível, afinal, tu és a "prova" que realmente é possível entrar em terceira fase e fazer todas as disciplinas! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar