Música, Filmes, Livros, um pouco de tudo. Liliana, 20 anos, apaixonada pela sétima arte, toda a música existente, e sonha ter uma biblioteca gigante. Mergulhada constantemente em pipocas no sofá, e escritora nas horas vagas. Contacto: alilianaraquel@gmail.com

,

Vou Para A Universidade E Agora? - Dicas de Estudo


Olá, cá estou eu de novo com a série de ida para a Universidade, hoje com dicas de estudo.
Eu nunca fui uma pessoa de estudar muito, era nas vésperas, ou pouco antes, mas quando vim para a Universidade é que tive de começar a trabalhar a sério. Eu posso afirmar que nunca estudei tanto como este ano, e nem sempre as vossas notas vão ser proporcionais  ao vosso tempo de estudo, e é bastante frustrante ver que por mais que nos esforcemos não atingimos os resultados que pretendemos.
As dicas que vos vou dar são muito gerais. São algo que devemos fazer, mas cada um tem de encontrar o método que resulta para si. Quem vem com hábitos de estudo deste do secundário já tem uma boa parte do trabalho feito, mas quem, como eu, não os tem, terá que tentar encontrar o que resulta o mais rapidamente possível.

1. Não deixar matéria para trás. 
Esta é essencial, mas também a mais complicada de todas, pelo menos para mim. Um dos meus métodos de estudo é ter um caderno onde passo tudo e depois passo a limpo para folhas, ou seja, eu acabo por rever a matéria, mas nem tudo fica e é necessário muitas vezes uma segunda revisão, e é isso quem em mim falha.

2. Não faltar às aulas. 
Eu sigo esta à risca. Normalmente quando falto é por motivos de saúde, e mesmo assim é muito complicado. Claro que já faltei por vontade própria, mas foi em aulas que não estava ninguém na sala, e foi um erro.
Ir às aulas é essencial por muitas razões, uma delas é que vão ouvir a matéria explicada, e já é um começo no estudo. Estar atento numa aula, perceber o que o professor diz faz com que percam menos tempo em casa a rever, porque já têm bases.

3. Organização
Ser organizado é essencial, contudo cada um tem a sua forma de organização. Conheço pessoas para quem a organização deles é para mim uma desorganização total.
No meu caso, as coisas todas bonitinhas, com canetas de cores especificas para cada disciplina são formas de motivação para estudar.

4. Gestão do Tempo
Há tempo para tudo, para ir às festas, aos jantares de curso, à queima, à latada, passear, ginásio, resumindo se gerirem bem o vosso tempo conseguem ir a todo lado. Óbvio que exige esforço, dedicação, mas sem estas duas coisas não se consegue nada.

5. Estudar com antecedência.
Para mim deve-se estudar com uma antecedência razoável, e isso depende de pessoa para pessoa. Cada um tem a sua capacidade de assimilação. Existem pessoas que se começarem a estudar com muita antecedência baralham tudo, outras que não, e aí voltamos ao que eu disse no inicio, cada um tem que encontrar o seu método.
Tive um professor que dizia que não era preciso estudar, bastava estudar nos momentos certos, e era uma das cadeiras mais difíceis do meu curso.

6.  Ambiente Favorável
Se estiverem desconfortáveis vai ser mais complicado conseguirem concentrar-se no que estão a fazer. Existe quem goste de estudar sozinho, outros que gostam de ir para bibliotecas, outros em grupo, com música, em silêncio. Cada um tem o seu método, e lá voltamos novamente ao que eu disse no inicio!

Existem diversos artigos de como estudar, de dicas de como ter sucesso, mas para mim a base de tudo é a persistência, a vontade de fazer algo. Se for assim vocês conseguiram, pode não ser à primeira, mas não desistam, e acreditem que sei como é frustrante não ver resultados, mas agarrem nela e lutem mais!
Quais os vossos métodos de estudo?
Share:

3 comentários:

  1. Ótimas dicas! Eu estudo muito bem a escrever e num sítio calmo, como a biblioteca!

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. são muito boas dicas e revejo-me imenso nelas.

    Fiquei a seguir :)
    https://algodaodoce1234.blogspot.pt/

    ResponderEliminar